segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Reserva Mundial de Surf - Guarda do Embaú busca o reconhecimento



Campanha com cartazes, adesivos, camisetas, outdoor e rede social para a indicação da onda da Guarda do Embaú, praia de Palhoça (SC), ser considerada Reserva Mundial do Surfe será intensificada nos próximos dias pela Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), e deverá ganhar mais corpo a partir de agora. Os surfistas bigriders João Capilé (town in) e Ricardo dos Santos já aderiram à causa.

É o que garante o presidente da entidade, Marcos Aurélio Gungel, o Kito, quando informa que a ASPG recebeu a confirmação via e-mail, no último dia 08  de julho, do Nik Strong-Cvetich, director executivo da Save The Waves Coalition, de que a indicação da onda da Guarda do Embaú ainda está sendo analisada.

A diretoria da ASPG tem levado muito a sério esta possibilidade e já vem fazendo contato com vários setores da sociedade do município de Palhoça e fora dele, para aderirem ao processo. No último final de semana, por exemplo, a ASPG esteve presente com seu “stand” divulgando sua história e a campanha num evento durante todo o dia no centrinho da Guarda que reuniu vários movimentos sociais, como o SOS Rio da Madre, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e a Rádio Comunitária da Pinheira (98,3FM).

”Ainda continuamos no páreo e isto é o que importa. Hoje mesmo recebemos a visita do Geógrafo gaúcho Francisco Arenhardt da Veiga Lima, radicado em Floripa, que fez dissertação de Mestrado em Gerenciamento Costeiro na Universidade de Las Palmas, de Gran Canárias, na Espanha, cujo tema foi exatamente a Reserva Mundial de Surf. Ele também aderiu a campanha e pretende nos auxiliar com sua experiência, mas já antecipou que estamos no caminho certo”, explica Kito

A Save the  Waves Coalition é um órgão internacional com sede na Austrália e que idealizou o programa Reserva Mundial do Surfe (World Surfing Reserves-WSR). Apenas sete ondas até hoje ganharam o título: Malibu (USA), Ericeria (Portugal), Manly Beach (Austrália), Santa Cruz (USA), Huanchaco (Peru), Bahia Todos Santos (México) e mais precisamente este ano, Punta Lobos, (Chile).

Critérios de Escolha:

Qualidade e consistência da onda

Características ambientais únicas

Surf, Cultura e História da região

Apoio da comunidade

Esquerda da Guarda do Embaú é uma onda de qualidade internacional. Foto: Má Juttel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário