sábado, 4 de outubro de 2014

Thomas Campbell e o campeonato mais pirado da história







"Eu crio coisas, essa é a minha profissão." É assim que Thomas Campbell se auto define no início do vídeo que resume a exibição de fotos que compõe seu novo livro, "Slide Your Brains Out".

O americano de 45 anos baseado em Bonny Doon, Califórnia, é na verdade um renomado artista multidisciplinar. Pintor e escultor autodidata, Campbell tem uma forte ligação com o universo surf/praia/mar, e manifesta isso por meio de suas fotos e filmes.

Além destas atividades, Thomas exerce o cargo de diretor criativo da gravadora independente Galaxia, de Santa Cruz, na Califórnia. Entre os artistas do selo estão ótimos músicos como Tommy Guerrero e Will Oldham.

Seu primeiro longa, "The Seedling", foi lançado em 1999. Cinco anos depois veio o segundo, "Sprout". O último, "The Present", é de 2009 e abocanhou, no mesmo ano, os prêmios de Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Onda no 5º Festival Osklen de Cinema, evento que faz parte do FESTIVALMA.

Todos os filmes têm uma pegada bem conceitual e explora o surf mais alternativo, com diversos tipos de pranchas, locais inusitados e alguns personagens de fora do "mainstream".

Da produção destes três longas que nasceu o livro "Slide Your Brains Out", uma coletânea de fotos de surf dos últimos 15 anos, todas feitas em câmeras analógicas. Segundo Campbell, este é apenas o primeiro de uma série de livros fotográficos voltados ao surf que serão publicados por ele.

A exposição das fotos aconteceu em Biarritz, no sudoeste da França, e não por acaso. Thomas acredita que o meio cultural da charmosa cidade reconhece mais seu trabalho do que em outros lugares, como o Hawaii, por exemplo.

O vídeo abaixo, assinado pela Element e pela revista californiana Desillusion (DSL mag), mostra alguns momentos da exibição e conta com depoimentos de Campbell sobre seu trabalho, o novo livro e a exibição.

Links interessantes


Fonte Almasurf 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário