sábado, 8 de agosto de 2015

Documentário retrata a realidade do clássico filme Warriors

Warriors, os Selvagens da Noite. Foto: Divulgação
 
Nos anos 60 e 70, a realidade das gangues de Nova York não é muito diferente do que foi apresentado em Warriors, os Selvagens da Noite, filme de Walter Hill rodado em 1979 e que retrata o ambiente de uma Nova York tomada por grupos rivais.


Documentário produzido em 1993, Flyin 'Cut Sleeves abrange os anos voláteis que culminaram eventualmente em uma trégua, depois de uma "reunião pela paz", realizado no Hoe Avenue Boys Club em 1971 pelas próprias gangues. 

Os eventos da vida real são muito semelhantes aos que fazem parte do enredo de Walter Hill. De acordo com depoimentos colhidos em Flyin 'Cut Sleeves, entre os anos 60 e 70 a polícia de Nova York catalogou 100 quadrilhas organizadas, com a adesão em torno 11 mil integrantes. 

Muitos membros de gangues eram apenas crianças que iam mal na escola. 

Algumas das filmagens mais interessantes no filme vem de entrevistas feitas por Rita Fecher, um professor que naquela época trabalhava no South Bronx. A partir de suas conversas com os alunos, Fecher apura que a grande maioria de seus alunos era formada por ativos membros de gangues ativos. 

Flyin 'Cut Sleeves foi lançado em DVD em 2010. Confira o documentário no player abaixo das fotos.